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Corpos pintados

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“Las decisiones sobre tu cuerpo, tu salud y tu vida te pertenecen, son tus derechos, hacelos valer”. Essas foram as palavras de ordem da campanha HaceLosValer (Faça-os valer, em português) realizada em 2009 e coordenada por Carola Cardenas, que promoveu a intervenção urbana na frente do Parlamento uruguaio pelos direitos sexuais e reprodutivos.

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Um dos objetivos da campanha foi a incorporação do tema no âmbito do eleições legislativas e presidenciais de 2009. A pesquisa realizada pelo Instituto Factum, a pedido da organização Mujer Y Salud en Uruguay (MYSU), e que foi chamado de “Campanha Eleitoral e Aborto”, indicou que 52% da população considerou que o aborto deveria ser uma questão importante da campanha eleitoral. Essa porcentagem, bastante alta, posicionou a questão do aborto como um tema de alta relevância na sociedade uruguaia. Efetivamente, entre 1992 e 2008, o número de pessoas que se manifestaram em uma ou outra direção oscilou entre 88% e 94%, ou seja, mais de oito a cada dez pessoas opinaram sobre a criminalização oua  descriminalização do aborto. No entanto, entre 60 e 80% dos uruguaios não sabiam se os quatro partidos políticos que iriam competir nas eleições nacionais ou seus candidatos presidenciais tinham uma posição em relação ao aborto voluntário. Portanto, a estratégia de ativismo da MYSU procurou promover o posicionamento dos políticos nesta questão, e entre eles, mais especificamente, a posicionamento dos líderes da Frente Ampla que permitiram em 2008 a “dissidência” de parlamentares e nada menos que a maior de todas as divergências, o veto presidencial ” (Bottinelli 2010)

Intervenções urbanas foram realizadas para chamar atenção para o problema. Um deles estava estrelando um grupo de mulheres jovens com bodypainting que carregava a imagem do campanha (uma flor) em seus corpos nua Eles exibiram maquiagem alusiva o tema em sua caixa e torso, e eles carregavam sinais com slogans que Eles pediram a incorporação de problemática no debate eleitoral para através de frases como “O que o seu candidato propõe?” ou “A cada 20 minutos, um aborto clandestino no Uruguai “. Essas intervenções ocorreram em locais emblemáticos de Montevidéu como a sede do Poder Executivo e do Poder Legislativo ou da Plaza Libertad (este O último foi interveio no marco do Dia para a descriminalização do aborto na América Latina. e no Caribe, 28 de setembro). Essas mobilizações públicas foram caracterizadas por serem “Novela e oportuna”. Por um lado, atraíram a atenção e envolveram o cidadãos de uma forma não tradicional. Por outro lado, a ação teve um grande impacto no
mídia impressa nacional e internacional.

Assista aqui ao vídeo da intervenção urbana.

Veja mais fotos do evento aqui e aqui.

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