• Home
  • Quem Somos
  • Contato
  • ENG
  • POR
  • ESP
  • Sala de Notícias
    • Arte&Sexualidade
  • Biblioteca
    • Publicações SPW
    • Anúncios mensais
    • Multimídia
    • Newsletters
    • Recomendamos
      • Publicações e Artigos
      • Links
  • Análises Estratégicas
  • Pesquisa & Política
  • Atividades SPW

Destaque, Sala de notícias

“Retrumped”? – Donald de volta à Casa Branca

16 dez 2024


Ilustração: Gerd Altmann/Pixabay

 

Quando Trump foi eleito, pela primeira vez em 2016, publicamos uma compilação de artigos que, predominantemente, analisava o estupor que esse resultado eleitoral havia provocado nos mais diversos quadrantes. Nessa coletânea, o texto publicado pela feminista Marge Berer no seu blog pessoal se intitulava Trumped, evocando a expressão trump-up, que significa ação fraudulenta ou espúria. Recorremos ao neologismo Retrumped? para nomear essa nova e mais vasta compilação sobre os resultados das eleições presidenciais norte-americanas de 2024, de modo a chamar atenção para o estado de surpresa ou mesmo perplexidade que, uma vez mais, verificou-se após o dia 5 de novembro.

Essa “surpresa” é que surpreende. Os fatores que explicam e os traços que caracterizam a reeleição de Trump em 2024 não são opacos como eram em 2016. Desde então, as tormentas perfeitas de giro à ultradireita — anunciados pelo voto Brexit e pela eleição de Trump — ganharam contornos mais nítidos e densos: Bolsonaro, em 2018; Bukele em 2019; e Javier Milei, em 2023. Esses contornos também se manifestam no crescimento persistente da ultradireita europeia – de que a ascensão de Georgia Meloni, na Itália, e as recentes eleições para o Parlamento Europeu são os sinais mais flagrantes. Adicionalmente, como apontamos nos nossos boletins periódicos, guerras abertas, conflitos localizados e tendências autocráticas caracterizam o cenário global mais amplo em que transcorrem essas intensas dinâmicas de desdemocratização. Nos EUA, mais especificamente, desde 2020, apesar da violenta invasão do  Capitólio, dos vários processos judiciais a que Trump está sujeito e do bom desempenho da economia, a base MAGA (Make America Great Again) de Trump e o ressentimento insuflado contra as  “elites” não perderam fôlego. E, não menos importante, o apoio das elites econômicas ao projeto Trumpista ampliou-se substantivamente.

Por outro lado, a adesão persistente do eleitorado norte-americano à falsidade que opera como apelo desse projeto, de fato, causa perplexidade. Como bem observa Judith Butler em entrevista feita pouco antes das eleições, não há como não se perguntar, seriamente: por que isso acontece? Ao explorar esse enigma, Butler levanta a hipótese de que o eleitorado reconhece a falsidade do que dizem Trump e seus porta-vozes, mas ao mesmo tempo as pessoas regozijam ouvindo alguém dizer em alto e bom tom o que bem lhe vem à cabeça. Ficam exaltadas pela janela que isso abre para que elas possam expressar abertamente abjeção e ódio por outros, sendo esse um traço pouco analisado e compreendido dos sucessos políticos da ultradireita na última década. Na paródia teatral de Ionesco sobre o fascismo histórico —  corretamente evocada por Teju Cole em seu artigo sobre a eleição de Trump, em 2016 — essa exaltação é o que, súbita e misteriosamente, converte as pessoas em rinocerontes.

Para além da perplexidade, o retorno de Trump agora caucionado pelo voto popular tem um potencial mais drástico de erosão democrática. Seu eleitorado que, entre 2016 e 2024 se ampliou de 63 para quase 77 milhões de votos, “legitima” um projeto explícito de desdemocratização e desconstitucionalização, cujas diretrizes gerais estão gravadas no Projeto 2025, elaborado pela Heritage Foundation e extensivamente analisado pelo GPAHE, Françoise Girard e o site THEM. Um aspecto nodal desse horizonte é a demolição do chamado “estado administrativo”, abominado pela ultradireita como “fonte de privilégios e distorções econômicas”. Outra prioridade inequívoca é a eliminação sistemática dos parâmetros legais e institucionais que ancoram direitos nos terrenos do gênero, da sexualidade e da reprodução. Menos debatidas, mas não menos relevante, são as propostas anunciadas para atacar as redes e organizações de apoio à Palestina. E mal se começa a vislumbrar quais poderão ser os efeitos imediatos e de longo prazo sobre a já instável dinâmica geopolítica da multipolaridade. Essas muitas dimensões são examinadas no amplo conjunto de análises incluídas nas compilações que organizamos em inglês, espanhol e português sobre a reeleição de Donald Trump.

O material recolhido também analisa os deslocamentos demográficos do eleitorado que garantiu a vitória da ultradireita. Desde 2020, grupos sociais que historicamente votavam no Partido Democrata migraram para o campo Republicano, sendo disso exemplo a população latina e, numa proporção bem menor, uma parcela de 4% de homens negros. James B. Galbraith, em artigo para o Project Syndicate e Thiago Amparo, na Folha de São Paulo, teceram duras críticas à legenda, para quem as lideranças foram indiferentes à perda de eleitores.

A desagregação geral por gênero e raça é também muito significativa. Entre os homens, Trump teve uma vantagem de 13% sobre Kamala Harris, concentrados entre brancos e latinos. Mais drástica ainda foi a migração do voto feminino para a ultradireita, pois 70% das mulheres brancas e 40% das latinas votaram em Trump. Os 15 % de vantagem obtidos por Biden, no eleitorado feminino, em 2020, caíram para 8% no caso de Harris. Também entre mulheres latinas, a votação de Harris encolheu consideravelmente: ela ganhou de Trump por 22%, quando Biden vencera com uma vantagem de 39%. Já as mulheres negras votaram massivamente por Harris: 84% dos votos – um crescimento de 3% em relação ao desempenho de Biden em 2020 – constituindo, portanto, um flagrante bastião de resistência política ao neofascismo.

Para concluir, na sequência da eleição, foi ficando mais que claro, a cada dia, o perfil ultraconservador e ultradireitista da nova administração. As indicações para o primeiro e segundo escalões sinalizam uma ofensiva multifacetada contra a cidadania e os direitos humanos na saúde, educação, meio ambiente e deslocamentos imprevisíveis no âmbito da segurança e inteligência. A New York Magazine, por exemplo, listou todas as indicações diretamente vinculadas ao Projeto 2025, e o portal Them publicou uma análise demonstrando que o gabinete de Trump constitui um baluarte de figuras homotransfóbicas. O potencial deletério dessas nomeações será amplificado por uma figura emblemática do antigualitarismo e anti-“wokismo”: Elon Musk, que vai chefiar um novo suposto Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês que, na verdade, é uma comissão).

Musk vai compor uma equipe ministerial composta por outras figuras inusitadas: no Tesouro, um bilionário assumidamente gay que atuou na gestão de investimentos de George Soros; na Defesa, um veterano de guerra transformado em comentarista da Fox News e que foi acusado de agressão sexual e violência contra mulheres; um Secretário de Saúde antivacina; no Departamento de Educação, que deve desaparecer, uma bilionária das lutas MMA acusada de encobrir abusos sexuais de treinadores; no FBI, um adepto de teorias da conspiração e, nos erviços de inteligência (incluída a CIA), uma política egressa do Partido Democrata que, em razão de sua filiação espiritual, é radicalmente contrária aos direitos LGBTQIA+. E, como analisa Jamil Chade, essa composição ministerial comporta uma soma de fortunas individuais que supera o PIB de 154 nações. Os nomes anunciados, embora sujeitos à confirmação pelo Senado, são um forte sintoma do  grau de destruição que poderá se instalar na dinâmica administrativa norte-americana após o dia 20 de janeiro.

Não menos significativo, à medida em que a cara da nova administração ia mostrando seus contornos, os índices de Wall Street e das criptomoedas atingiam picos elevados. Concomitantemente, grandes corporações anunciavam recuos nas chamadas políticas DEI (Diversity, Equity and Inclusion), sinalizando para quão extensa é a penetração das pautas da ultradireita na esfera não estatal. Diante desse cenário, não há como não recomendar: apertemos os cintos. Mas, também, nos comprometemos a continuar monitorando e analisando as turbulências que se anunciam, como temos feito desde muito.

Boa leitura!

Sonia Corrêa, Fábio Grotz, Nana Soares e Tatiane Amaral

English

Politics: Far-Right, Authoritarianism and Neofascism

It Can Happen Here – New Yorker

The U.S. elections – what did happen? And what didn’t – The Famous Feminist

The Manosphere Won – Wired

Trump Disavowed Project 2025 During the Campaign. Not Anymore. – NY Times

Of Misogyny, Musk, and Men – Mother Jones

The End of US Democracy Was All Too Predictable – Project Syndicate

America Hires a Strongman – NY Times

Donald Trump, Reprised – The New Yorker 

Project Syndicate’s newsletter on Trump’s victory 

Trump’s victory is a cataclysm – New Statesman

Like Thatcherism, Donald Trump is here to stay – New Statesman

The Key Factor Behind Trump’s Victory That Nearly Everyone Overlooked – The Wire

Donald Trump, Candidate of Retribution, Is Restored to Power – Mother Jones

The Long Global Trail of Resentment Behind Trump’s Resurrection – Ny Times

The revenge of Donald Trump – New Statesman

We’re going to find out how bad Project 2025 will be – Newstatesman

Scoop: Internal Project Esther documents describe conspiracy of Jewish ‘masterminds’ seeking to dismantle Western values  – Foward

Trump Will Take Unilateral Presidential Powers to a New Level – The Nation

The new Trumpian bargain – New Statesman

‘Trump’s America’: Comeback Victory Signals a Different Kind of Country – NY Times

No, Trump Did Not Win in a Landslide—nor Did He Secure a Mandate – The Nation

How John Roberts Brought Back Donald Trump – Mother Jones

This Time We Have to Hold the Democratic Party Elite Responsible for This Catastrophe – The Nation

Trump and the triumph of illiberal democracy – Newstatesman

The Democrats Committed Suicide This Year – Project Syndicate

Trans People Shouldn’t Be Scapegoated for Democrats’ Failures – The Nation

The US Is a Civic Desert. To Survive, the Democratic Party Needs to Transform Itself. – The Nation

The Reckoning of the Democratic Party – The New Yorker

The Trump Shock Is the Democrats’ Fault – Project Syndicate

Donald Trump is right. There is a “swamp”, but it’s the left that must drain it – New Statesman

Project 2025: How Trump Loyalists and Right-Wing Leaders Are Paving a Fast Road to Fascism – Religion Dispatches

The Voting Demography

See the Voting Groups That Swung to the Right in the 2024 Vote – NY Times

Anatomy of three Trump elections: How Americans shifted in 2024 vs. 2020 and 2016 – CNN 

Understanding Latino Support for Donald Trump – New Yorker

How Trump Connected With So Many Americans – NY Times

Why Kamala Harris’s gambit failed – New Stateman

How White Women Doomed Kamala Harris and the Democrats—Again – Portside

Social policy and rights perspectives

U.S. House Passes Bill Allowing Trump to Silence Critics, Label Nonprofits as Terror Groups – Democracy Now

Elon Musk’s $2 Trillion Fiscal Fantasy – Project Syndicate

Trump proposed big Medicaid and food stamp cuts. Can he pass them? – Vox

The Future of Public Health—or Lack Thereof—Under Trump – The Nation

“Waging War on Science”: Researchers Worry About Their Jobs Under Trump 2.0 – Mother Jones

Welcome to the Department of Government Idiocy – The Nation

Why Is Elon Musk Really Embracing Donald Trump? – New Yorker

Trump Confirms Plan to Use Military to Carry Out Mass Deportations – Mother Jones

What happens if Trump eliminates the Department of Education – Axios

Cabinet’s picks

All of the Trump Cabinet Picks That Have Ties to Project 2025 – NY Mag

RFK Jr. Is Scary. His Online Fans Might Be Scarier. – The Nation

The Fundamental Problem with R.F.K., Jr.,’s Nomination to H.H.S – New Yorker

Robert F. Kennedy Jr. Reveals Plans to Fire 600 Federal Health Workers – Mother Jones

Trump taps Musk to lead a ‘Department of Government Efficiency’ with Ramaswamy – NPR

Dissecting the DOGE Playbook – NY Times

Musk and Trump, a Bond Made in Merch – NY Times

Donald Trump picks Elon Musk for new cost-cutting role – BBC

Trump chooses loyalist Pam Bondi for attorney general pick after Matt Gaetz withdraws – AP

Examining the record of Pam Bondi, Trump’s new pick for attorney general – PBS

Trump’s Education Secretary Pick Named in Sexual Abuse Lawsuit – NY Times

Her Wrestling Empire Was Said to Harm Children. Trump Chose Her for Education. – NY Times

How Linda McMahon Might Approach the Dept. of Education – NY Times

Attorney General Nominee Pam Bondi Lined Up By Trump To Target Political Opponents – GPAHE

Susie Wiles: Who is Trump’s new chief of staff? – BBC

Inside the Lobbying Career of Trump’s New Chief of Staff – NY Times

Who is Susie Wiles, the “ice maiden” who will be Trump’s chief of staff? – Reuters

Trump picks former rival Marco Rubio for secretary of state – Reuters

Things to know about Sen. Marco Rubio, Trump’s pick for secretary of state – AP

Donald Trump’s Interesting Pick for Treasury Secretary -New Yorker

Trump’s Latest Pick for His Wildly Anti-LGBTQ+ Cabinet is a Gay Billionaire – Them

Trump nominates investment manager Scott Bessent, a gay man, as Treasury secretary – Advocate

What to know about Scott Bessent, Trump’s pick for treasury secretary – AP

Trump picks billionaire investor Scott Bessent as Treasury secretary – AlJazeera

Trump’s defense choice stuns the Pentagon and raises questions about the Fox News host’s experience – AP

Hegseth, advocate for firing ‘woke’ military leaders, picked for defense secretary – Reuters

Trump defense secretary nominee Pete Hegseth’s mother called him ‘an abuser of women’ – The Guardian

Trump’s defense secretary pick under spotlight amid fresh concerns about his past – PBS

‘The disgust for Pete was pretty high’: Brutal new reporting on Trump’s pick for Defense Secretary – MSNBC

Trump picks oil-industry CEO Chris Wright as energy secretary nominee – Reuters

Trump picks fracking company CEO Chris Wright as next Department of Energy secretary – CNN

Trump nominates climate change sceptic Chris Wright as energy secretary – AlJazeera

Who is Trump intelligence pick Tulsi Gabbard? – BBC

Trump’s pick for intel chief has deeply rooted distrust of agencies she would oversee – CNN

How Kash Patel, Trump’s FBI Pick, Embraced the Unhinged QAnon Movement – Mother Jones

Cold Hard Kash: America’s Justice System in the Crosshairs – GPAHE

Kash Patel Is Trump’s Scariest Cabinet Appointment Yet – The Nation

What to know about Trump’s picks for CDC, FDA and surgeon general – NPR

Dave Weldon, Trump’s CDC pick, could bolster an RFK Jr. anti-vaccine agenda – NBC

Trump picks Lee Zeldin to lead EPA – Politico

Trump picks ally Lee Zeldin as environment chief and vows to roll back rules – The Guardian

Who is Lee Zeldin, Trump’s pick as new EPA head? – DW

Abortion rights

The New Pro-Life Playbook – The New Yorker

Donald Trump’s Second Administration Will Be As Women-Hating as Ever – The Nation

‘Your body, my choice’: Attacks on women surge on social media following election – CNN

What Trump’s victory could mean for the future of abortion rights – NBC

Abortion pills may be FDA’s first test under Trump – Axios

Americans stockpile abortion pills and hormones ahead of ‘reproductive apocalypse’ under Trump – The Guardian

Trump’s return to White House means abortion rights face new chapter of peril – The Guardian

Election reveals voters’ abortion disconnect – Axios

Abortion Wins at the Ballot Box, Again—but Republicans Do Too – The Nation

Mixed Results on US Abortion Rights on the Ballot – Human Rights Watch

States’ Abortion Rights Wins May Be Short-Lived Under a Second Trump Term – Wired

Where Abortion Is Illegal Now: Abortion Law By State – Them

Florida’s Abortion Rights Amendment Just Failed – Mother Jones

Missouri Voted on Abortion Rights and Abortion Rights Won – Mother Jones

What We Know About How Trump Will Approach LGBTQ+ Rights, Abortion, and Other Issues – Them

Antigender politics, Antitrans extermism and LGBTQIA+ rights

The dawn of the anti-woke era – Newstatesmen

How Republicans’ Trans Panic Echoes Putin’s Authoritarian Playbook – Them

Tulsi Gabbard: How an Extremist Cult Shaped the Anti-LGBTQ+ Crusader into Intelligence Chief – GPAHE

Trump’s Staff and Cabinet Picks Are Shaping Up to Be a Who’s Who of Anti-LGBTQ+ Extremists – Them

What You Need to Know About Trump’s Extreme Anti-LGBTQ+ Agenda for a Second Term – Them

LGBTQ+ community fearful of rights under Trump – NBC

Walmart the latest big corporation to scale back DEI policies after pressure from conservative activists – CBS

Companies already stopped talking about DEI – Axios

Geopolitical and climate implications

Trump Expected to Name Marco Rubio as Secretary of State – NY Times

Pete Hegseth: An Anti-Muslim, Christian Nationalist “Crusader” in the Pentagon? – GPAHE

Trump’s victory cements the triumph of the illiberal West – Washington Post

The combat zone – Newstateman

Donald Trump’s Foreign Policy Will Be Chaos First, Not America First – The Nation

The Dangers of Trump’s Foreign Policy – The Nation

The return of the Trump doctrine – New Statesman

Trump’s Project 2025 is already underway in Argentina, and it’s terrifying -openDemocracy

‘Time for patriots’: global far-right figures celebrate Trump’s win – The Guardian

Authoritarians, Far-Right Extremists and Racist Street Activists Worldwide Cheer Donald Trump’s Victory – Global Project Against Hate and Extremism (GPAHE)

With Trump’s Victory, Europe’s Populist Right Sees Return of a Fellow Believer – NY Times

Trump’s victory rocks the EU amid the rise of the far right and populism – El País

The real winners of the US election: Europe’s populist right-wing wreckers – Politico

Why Europe’s far right is so happy Trump won – NBC

US Christian right celebrates after prophecy of Trump win comes to pass – The Guardian

US Election: Balkan Strongmen Spy New Chances Under Second Trump Term – Balkan Insight

Bosnian Serb Leaders Hold Cocktail Party to Toast Trump Victory – Balkan Insigth

In Brazil, the US election is inspiring hard-right ‘Trump of the tropics’ supporters to ‘complete our mission’ – CNN

Trump victory a boost for Brazil’s right-wing politics – Reuters

Donald Trump Will “Take a Wrecking Ball to Global Climate Diplomacy” – Mother Jones

At COP29, the Sun Sets on U.S. Climate Leadership – The New Yorker

Why Trump Picked Lee Zeldin to Lead the Environmental Protection Agency – The Nation

Trump Is President Again, and It’s Bad News For the Climate – The Wire

What Will Trump’s Victory Mean for the Climate? – Project Syndicate

Trump victory is a major setback for climate action, experts say – BBC

What Trump’s Victory Means for Climate Change – NY Times

Resistance and Reactions

US: Second Trump Term a Threat to Rights in US, World – HRW

Where Do We Go From Here? with Anna Galland

Global Project Against Hate and Extremism (GPAHE) Responds to Trump Election

We will resist and persist. – Ipas

 

***

Português

Ultradireita, Autoritarismo e Neofascismo

Com superpoderes, Trump vive ‘profecia’ e testará a democracia americana – Uol

A vitória de Trump, um compêndio de horrores – Foro de Teresina

‘Trump deixa de ser um estranho acidente na História’, avalia professor da Universidade Johns Hopkins – O Globo

Vitória de Trump inspira direita no Brasil e acende alertas no governo Lula de olho em 2026 – O Globo

Podcast Bocas de Urna fala sobre divã progressista depois da vitória de Trump – Folha de São Paulo

Trump reeleito é um desastre global climático e securitário; e a culpa é dos democratas – Folha de São Paulo

Vitória de Trump reanima plano de novo regime nos EUA – Folha de São Paulo

Mundo mais sombrio com eleição de Trump – Folha de São Paulo

Trump anuncia Elon Musk como chefe do Departamento de ‘Eficiência Governamental’ dos EUA, inédito na Casa Branca – O Globo

A demografia da votação

Culpa pela derrota de Kamala não é do identitarismo – O Globo

Apoio latino a Trump é o maior a um republicano em quase 50 anos nos EUA – Folha de São Paulo

Geopolítica e Mudanças Climáticas

Trump articula novo chefe da OEA linha dura contra esquerdas – Uol

Cotado para chefiar diplomacia de Trump atacou Lula e apoiou Bolsonaro – Uol

Trump fará ‘pressão máxima’ sobre Maduro e cobrará apoio de Lula – Uol

Vitória de Trump oxigena populistas de direita na América Latina e pode afetar segurança na região – Folha de São Paulo

Direito ao aborto

Na derrota do direito ao aborto, dúvida é quanto Trump poderá afetar resto do mundo – Folha de São Paulo

Direitos LGBTQIA+

Trump faz disparar consultas para deixar EUA e movimento LGBTQI+ vive medo – Uol

 

***

Español

Autoritarismo, Extrema Derecha e Politica

El Proyecto 2025 para un gobierno de Trump ya deja marcas en Argentina – openDemocracy

¿Cómo Trump logró hacerlo de nuevo? – Nuso

La pregunta central: ¿Por qué Trump fue reelecto? – Página 12

¿Quién defiende la democracia? – Nueva Sociedad

Elecciones en Estados Unidos: el voto latino giró a la derecha y apuntaló la victoria de Donald Trump – Página 12

Orbán, Le Pen, Wilders y otros ultras europeos celebran el triunfo de Trump – El País

Derecho ao aborto

La enmienda sobre el aborto fue rechazada en Florida y aprobada en 10 estados – Página 12

Extremismo antitrans e derechos LGBTQIA+

La presión ultra lleva a gigantes estadounidenses como Walmart, Boeing o Ford a retirar sus estrategias de diversidad – El Diario

Geopolítica

“Para Trump, Centroamérica no existe y se reduce al tema migratorio” – El Faro

Resistencias

Las mujeres pasan a la resistencia – El País

Categoria: Destaque, Sala de notícias

Compartilhar

Tags

Aborto América Latina antigênero Argentina Brasil China Colômbia conservadorismo conservadorismo religioso Contracepção covid covid-19 Criminalização Defensores DH Direitos das Mulheres Direitos Humanos Direitos Intersex Direitos LGBTQ Direitos Reprodutivos Direitos Sexuais Discriminação economia política EUA Extremismo Religioso feminismo Feminismos gênero HIV/AIDS Identidade de Gênero Igualdade de Gênero ONU Orientação Sexual políticas antigênero Portugal religião Saúde Materna Sexualidade Trabalho Sexual Uganda Uruguai violência Violência Sexual África Ásia Índia

Sexuality Policy Watch

admin@sxpolitics.org
Rio de Janeiro | Brasil

Posts recentes

  • O direito ao aborto legal no Brasil 2023-2025: Ofensivas e Resistências
  • A resolução do CONANDA sobre aborto nos casos legais não é apenas justa, é urgente
  • Comentários feitos em um evento paralelo da CSW co-patrocinado pelos EUA sobre o ataque da ideologia de gênero às mulheres e à família
  • Ordem antigênero de Donald Trump (2025): tradução ao português
  • Ofensiva anti-trans e anti-DEI nos EUA sob Trump
FW2 Agência Digital