Nesta seção, reunimos algumas linhas de pesquisa do SPW que, olhadas em conjunto, são material privilegiado para reconstruir o cenário da política sexual nos últimos 20 anos. Mais informações sobre os projetos individualmente podem ser encontradas na seção “Sobre nós” do site.
Os projetos aqui reunidos, finalizados ou em curso, se desdobraram ao longo dos anos em diversas ações e materiais: publicações, podcasts, vídeos, etc. Por isso, têm seus próprios hotsites.
O SPW trabalha em inglês, espanhol e português, mas nem todos os hotsites estão disponíveis em mais de um idioma. Ao lado e em cada descrição abaixo, sinalizamos os idiomas disponíveis em cada caso para guiar sua leitura.
Gênero e Política na América Latina (GPAL) – Lançado em 2018, esse projeto ainda em curso traz uma análise abrangente e transnacional sobre as políticas antigênero na América Latina e as várias faces que ela assume. Possui três grandes publicações (2018, 2020, 2022), sendo a primeira em espanhol; a de 2020 em inglês, português e espanhol; e a de 2022, uma atualização no contexto da pandemia, em inglês e espanhol. Tanto o site em espanhol como o site em inglês trazem todos os materiais do projeto, inclusive em português.
Diálogos Pendentes e Emergentes – Projeto em parceria com outras organizações que atuam na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina. Desde 2022, promove debates que são espaço de reflexão e troca entre academia e ativismo sobre novos temas que vão se mostrando urgentes de debate qualificado. O projeto se dá em espanhol, mas há uma relatoria em português disponível no site.
Pequeno Dicionário – O Pequeno Dicionário de Termos Ambíguos do Debate Político Atual é um projeto desenvolvido desde 2021 em parceria com o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ e, em sua nova fase, com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Fruto de uma reflexão sobre o novo vocabulário do conservadorismo e da direita no Brasil e no mundo, o Pequeno Dicionário dissemina conhecimento científico sobre os termos ambíguos que permeiam o debate político atual em uma linguagem descomplicada. No site, também estão disponíveis os desdobramentos desse projeto, como podcasts, cartuns, e vídeos virais. É um projeto em português, mas uma adaptação em espanhol está em desenvolvimento.
Trends & Tensions in the 21st Century – Projeto iniciado em 2015 que mapeou como tendências passadas da política sexual se entrelaçavam com as contemporâneas, evitando interpretações simplistas e lineares. A coleção possui quatro publicações em inglês.
Diálogos Regionais desde o Sul Global – Os Diálogos Regionais em Sexualidade e (Geo)Política foram um esforço de pesquisa realizado na Ásia, América Latina e África, além de um diálogo inter-regional. Desse esforço surgiram dois e-books. O site está em inglês.
Reports from the frontlines – Entre 2004 e 2007, o SPW examinou a dinâmica da política sexual em oito países – Brasil, Egito, Índia, Peru, Polônia, África do Sul, Turquia e Vietnã – e duas instituições globais: Nações Unidas e Banco Mundial, o que resultou em publicação disponível em inglês e espanhol.
Navegue à vontade!