Sxpolitics [PTBR]

Quem Somos

Equipe

O SPW é um projeto secretariado da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e é co-dirigido por Richard Parker e Sonia Corrêa.

Richard Parker é Professor Emérito de Ciências Sociomédicas e Antropologia e membro do Comitê de Pensamento Global da Universidade de Columbia, presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e editor-chefe da revista Global Public Health.

Sonia Corrêa está envolvida em atividades de pesquisa e defesa relacionadas à igualdade de gênero, saúde e sexualidade desde o final da década de 1970. Publicou extensivamente em português, inglês e espanhol e deu palestras em várias instituições acadêmicas. Ela também é do Conselho Editorial da série de livros da Palgrave em Global Queer Politics.

Tanto Richard quanto Sônia são membros do Conselho Editorial da Série de Livros Sexuality, Culture and Health da Routledge.

A equipe atual da SPW é composta por Nana Soares, Tatiane Amaral, Fábio Grotz e Marcelle Matias.

Nana Soares é escritora e pesquisadora sobre gênero, sexualidades e direitos humanos, tendo publicado em diversos veículos no Brasil e no exterior. Estudou Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em Gênero e Desenvolvimento pelo Institute of Development Studies (IDS), no Reino Unido. É assessora de projetos do SPW desde 2021.

Tatiane M. Amaral é doutoranda em Relações Internacionais pelo programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e tem experiência com com temas de gênero, família e sexualidade nas relações Internacionais. É assessora de projetos do SPW desde 2023.

Fábio Grotz Majerowicz é jornalista formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui doutorado em Comunicação Social também pela UERJ e tem experiência no campo dos Direitos Humanos e na área de Comunicação Organizacional. Colabora com o SPW desde 2013, e atualmente é assessor de comunicação.

Marcelle Matias é graduada em Licenciatura em Educomunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realizou pesquisas sobre televisão brasileira (2018) e violências digitais (2019) a partir do Programa Unificado de Bolsas para Estudantes da Graduação da USP. Atua como gestora de redes sociais, facilitadora gráfica, pesquisadora de mídia, raça, gênero e direitos humanos. É assessora de Comunicação no SPW.

Desde a sua criação em 2002, a SPW contou com a parceria e a colaboração de mais de cem pesquisadores e ativistas. Muitos deles participaram de grupos consultivos, um número ainda maior colaborou com nossos vários projetos de pesquisa transnacionais, como editores de relatórios de pesquisa, trainees, parceiros nas muitas iniciativas interseccionais em que estivemos envolvidos ou mesmo como participantes de eventos e debates que promovemos ao longo desses muitos anos. Não é possível citar aqui o nome de todas essas pessoas, e algumas delas já faleceram. Mas a todas deixamos nossa imensa gratidão por sua confiança e generosidade.

Pular para o conteúdo