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Léon Ferrari e a implacável contestação da religião

Em sua prática artística, Léon Ferrari faz uso de diferentes linguagens, como escultura, desenho, escrita, colagem, assemblage, instalação e vídeo. Este conjunto heterogêneo de práticas constitui uma busca por novas linguagens estéticas, mas também uma constante interrogação dos fluxos de poder e dispositivos normalizadores que ditam os valores da religião, da arte, do estado e da própria justiça. A obra de arte de Ferrari é, por um lado, fortemente permeada por uma crítica da violência. Mas, por outro lado, é também, muitas vezes, um tributo às mulheres e ao erotismo. Repetição, ironia e literalidade são, desde o início de sua carreira, os principais recursos de sua estética e poética.

Na década de 1960, os desenhos e esculturas de Ferrari foram principalmente informados pelo questionamento ético da religião e pela denúncia do imperialismo. Em 1976, um novo golpe militar argentino forçou o artista e sua família a fugir de Buenos Aires para São Paulo, onde permaneceu até os anos 90. Durante sua estada no Brasil, Ferrari entrou no circuito local de arte experimental, tendo, por exemplo, trabalhado extensivamente com a artista plástica conceitual feminina Mira Schendel. Ao retornar à Argentina, o artista continuou a produzir obras de arte engajadas politicamente, concentrando-se principalmente nos desaparecimentos e assassinatos ocorridos durante a ditadura militar.

Embora sua produção tenha sido vasta e muito heterogênea, suas críticas originais dos anos 60 às estruturas de poder do Estado e da Igreja persistiram. Por exemplo, “Carta a un general” (Carta a um general) é um famoso desenho que retrata um texto altamente subjetivo que explica a incapacidade do artista de escrever uma carta lógica para alguém vestido com uniforme militar. Estas peças de escrita criptografada levaram à série de esculturas de arame chamada “Armadilhas para generais”. A partir deste mesmo período, uma de suas obras mais icônicas, “La civilización occidental y cristiana” (A Civilização Cristã Ocidental, 1965), expressa uma perspectiva latino-americana sobre a guerra do Vietnã. Trata-se de uma escultura pronta, na qual Cristo na cruz está preso a um bombardeiro americano.

Duas décadas mais tarde, o uso popular da fotocopiadora captou sua imaginação. As séries Paraheretics e Xerox, de 1986 (na Coleção MASP) denunciam o duplo padrão da Igreja Católica em relação tanto à guerra quanto ao sexo. A série é composta por colagens que superpõem as pinturas de grandes mestres da Renascença, como Dürer, Perugino e Michelangelo, à iconografia da mídia de massa e às imagens do Kama Sutra. A série suscitou fortes críticas e reações violentas por parte dos visitantes conservadores do museu.

Em 2004, uma retrospectiva de suas obras na Argentina, escandalizou o então Cardeal de Buenos Aires, o arcebispo Mario Bergoglio. O agora Papa Francisco I denunciou como blasfêmia as esculturas prontas da Virgem Maria em um liquidificador e um grupo de santos em uma frigideira. Um ultra – católico invadiu o salão de exposições e danificou uma série de obras de arte que levaram ao fechamento temporário da exposição. Mas a exposição seria reaberta depois que Ferrari ganhou uma ação judicial reivindicando seu direito à liberdade de expressão, uma reivindicação que tem sido, de fato, o leitmotiv de sua carreira e vida.

Imagem: “Civilização Ocidental e Cristianismo” (1965), Buenos Aires, mostra Cristo crucificado em um avião de combate americano. Crédito: Natacha Pisarenko/Associated Press

Informações de Nara Roesler; New City Brazil.



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