Sxpolitics [PTBR]

Comunicado de imprensa da Rede GIFTS sobre o 13º Congresso Mundial das Famílias

A GIFTS – Rede de Estudos de Gênero, Intersexual, Feminista, Transfeminista e Sexualidade expressa repúdio e rechaço ao Congresso Mundial das Famílias e manifesta preocupação e indignação pela presença do Ministro da Educação italiano Marco Bussetti.

A GIFTS – Rede de Estudos de Gênero, Intersexual, Feminista, Transfeminista e Sexualidade é composta por mais de duzentas pesquisadoras e pesquisadores independentes universitários, associados a núcleos de pesquisa, associações, programas e cursos de estudo, periódicos e laboratórios especializados na definição de conhecimento proposto. Reunidos na cidade de Bari, durante os dias 22 e 23 de março de 2019, por ocasião da conferência “Estudar o gênero e a sexualidade na universidade italiana”, a rede manifesta a sua preocupação e indignação pelo 13 Congresso Mundial das Famílias, que será realizado na cidade de Verona, na Itália, de 29 a 31 de março.

Juntamente com as políticas de segurança racistas contra imigrantes, as chamadas questões “pró-vida” e “pró-família”, às quais o 13 Congresso Mundial de Famílias se dedica, são as atuais ferramentas com as quais as forças soberanas, populistas e nacionalistas estão construindo uma frente iliberal que, entre outras coisas, ameaça a liberdade de pesquisa e de ensino. Neste sentido, é indicativo o exemplo do ocorrido na Hungria do Primeiro Ministro Viktor Orbán, que em 2017 sediou a 11 edição do Congresso Mundial de Famílias e, em 2018, retirou fundos e descredenciou cursos de pós-graduação em estudos de gênero no país.

O apoio institucional ao Congresso e a presença do Ministro do Interior e do Vice-Primeiro Ministro Matteo Salvini são extremamente sérios ao lado do Ministro da Família e das Deficiências, Lorenzo Fontana. Igualmente grave é a presença do Ministro da Educação, Universidade e Pesquisa Marco Bussetti, que, desde sua posse, não deixou de deslegitimar os princípios democráticos que devem reger um sistema educacional público e secular, expressando apoio aos pedidos de movimentos italianos “sem gênero” que são promotores do 13 Congresso Mundial das Famílias.

Através de uma intensa campanha mistificadora e pseudocientífica, na qual o preconceito apresentado como “senso comum” é defendido como um limite intransponível para pesquisa e política, esses movimentos sustentam que as instituições supranacionais, européias e internacionais estariam nas mãos de poderosos lobbies feministas e “homossexualistas”, cujo objetivo seria a destruição da diferença sexual em vista da criação de um “novo homem” sem identidade. Aquilo que eles intitulam “teoria do gênero” ou “ideologia de gênero” – neologismos que eles próprios inventaram para combater as conquistas do feminismo e dos movimentos LGBTQI+ além dos estudos que promovemos -, em sua opinião seriam culpados de negar a diferença biológica entre homens e mulheres e, portanto, o “valor” e a “beleza” da família “natural” fundada na união sagrada entre um homem e uma mulher.

Como GIFTS – Rede de Estudos de Gênero, Intersexual, Feminista, Transfeminista e sobre a Sexualidade – denunciamos o uso ideológico e instrumental que esses movimentos fazem do conceito de “natureza” com o objetivo preciso de limitar a liberdade e os direitos. Declaramos nossa oposição ao apoio institucional que foi dado a uma iniciativa anticientífica e perigosa, como o 13 Congresso Mundial das Famílias. Lembramos que: o acesso das mulheres ao aborto sob demanda e ao divórcio são direitos fundamentais, não pragas sociais; homofobia e transfobia são formas sérias de opressão e não categorias inventadas pela “neolinguagem do pensamento único”; uma educação com enfoque de gênero e programas educacionais contra a discriminação, assim como nossos estudos, não são anomalias do sistema escolar e universitário, mas ocasiões para o desenvolvimento e a transmissão de um pensamento livre, secular e pluralista e de uma cultura de respeito.

Aos movimentos “sem gênero”, às instituições que os apoiam e aos ministros italianos, respondemos que os estudos sobre gênero, intersexualidade, feminismo, transfeminismo e sexualidade não são um conhecimento neutro, como não o é qualquer saber. Reconhecendo o valor da autodeterminação, esses estudos promovem o estabelecimento, a defesa e a expansão de espaços de liberdade para todos os sujeitos marginalizados e se opõem a todas as formas de opressão e discriminação.

Referindo-se a esses princípios e em defesa da cientificidade – que não é a neutralidade, como grifamos – de nossa pesquisa, em resposta ao crescente número de ataques que sofremos na Itália pelo conhecimento que cultivamos, como a GIFTS – Rede de Estudos de Gênero, Intersex, Feministas, Transfeministas e Sexualidade – manifestamos nossa preocupação e indignação acerca do 13 Congresso Mundial das Famílias, a realizar-se em Verona do dia 29 a 31 de março e denunciamos em particular a presença do Ministro Bussetti. Nós nos unimos às mobilizações lançadas pela campanha Nenhuma a menos, que através de iniciativas culturais, políticas e marchas mostrou a sua discordância e oposição ao Congresso.

Para mais informações, nosso contato é:

rete.gifts@gmail.com
lorenzo.bernini@univr.it

Acesse a versão original da nota em italiano.