Sxpolitics [PTBR]

Quem são e no que acreditam os eleitores de Bolsonaro: 16 perfis

Nos três últimos anos, a antropóloga Isabela Oliveira Kalil tem se dedicado a uma extensa pesquisa que traçou 16 perfis de eleitores e simpatizantes do candidato Jair Bolsonaro (PSL). “Quem são e no que acreditam os eleitores de Jair Bolsonaro” é o título do estudo que, junto a sua equipe, ela desenvolveu analisando manifestações e protestos nas ruas de São Paulo. Nessa investigação foram ouvidas mais de 1000 pessoas, considerando o que elas repudiam e o que desejam ou imaginam para o futuro do país nas esferas política e sócio-econômica. A pesquisa também considera os dados obtidos em redes sociais, grupos de WhatsApp e outras plataformas.

Professora e coordenadora do Núcleo de Etnografia Urbana (NEU) da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Isabela fez um estudo que revela a multiplicidade no padrão de eleitores e também a estratégia de comunicação do candidato, que se baseou em segmentar as informações para os diferentes perfis de potenciais eleitores. Ao fazer isso, a figura do “mito” assume diferentes formas, se adaptando às diferentes aspirações de seus apoiadores, estratégia de comunicação similar à de Donald Trump.

Entre os 16 perfis analisados, estão as “pessoas de bem”, nerds conservadores, militares, ” bolsogatas” e os da masculinidade viril, sendo este último um dos que mais chamam atenção pelo apoio prestado desde a pré-campanha e por terem — apoiados numa masculinidade violenta — o vislumbre do porte de armas como solução de problemas. Homossexuais conservadores que se consideram gays de direita porque “são pessoas direitas”, meritocratas com seu antipetismo e desprezo por pautas como homofobia e machismo, líderes religiosos e periféricos de direita também foram alguns dos perfis identificados pela pesquisa. Até monarquistas foram listados.

Faça download do relatório aqui.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo