O assunto inevitável do mês de agosto são os Jogos Olímpicos, como palco privilegiado de atos e performances de gênero e sexualidade. Vários parceiros e parceiras do SPW generosamente atenderam nosso convite para compartilhar suas visões e críticas do que aconteceu nesse palco. Fernando Seffner, no artigo Rio 2016: Jogos Sexuais?, escreveu sobre as dinâmicas da sexualidade em suas muitas angulações. Laura Molinari Alonso e Jimena de Garay Hernández, a equipe de pesquisa do Observatório da Prostituição e Leonardo Peçanha trataram de outros aspectos: a sexualidade feminina, o que aconteceu no mercado sexual e a presença trans nos Jogos do Rio, respectivamente. Agradecemos muito essas contribuições.
Mas, tão logo encerradas as Olimpíadas, mais um capítulo da tragédia do aborto ilegal e inseguro chegou ao noticiário. Caroline Carneiro, 28, morreu após se submeter a um aborto numa clínica clandestina no Rio. No breve artigo E… os jogos acabaram, Sonia Corrêa analisa essa vertiginosa e paradoxal transição entre a exuberância dos corpos perfeitos e a crueldade e abjeção do corpo de Caroline abandonado numa rua da vizinha Duque de Caxias.
A outra notícia importante do mês também diz respeito ao tema do aborto. A Associação Nacional de Defensores Públicos ingressou com ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para exigir a garantia de direitos de mulheres e crianças afetadas pelo zika vírus. Entre os pedidos, está o direito de interromper a gestação das mulheres infectadas que estejam com grande sofrimento mental.
Finalmente, o SPW saúda e comemora a realização do 13º Fórum Internacional AWID: “Futuros Feminista: construindo poder coletivo em prol dos direitos humanos e da justiça”, em Salvador, Bahia, entre os dias 8 e 11 de Setembro. O evento, que reúne centenas de ativistas e pesquisadoras feministas de todos os continentes, será um marco fundamental das lutas feministas locais e globais. Acontece no Brasil num momento crucial de resistência à restauração conservadora em curso. Sejam muito bemvind@s.
Recomendamos
‘O prostíbulo é a última fronteira do feminismo’, entrevista com Monique Prada
Violência e cuidado em perspectiva, nova edição de Sexualidade, Saúde e Sociedade: Revista Latino-Americana
Chamada para dossiê temático: Cadernos do OBMigra – Revista de Migrações Internacionais: Questões de gênero e sexualidade no universo das migrações transnacionais
Em espanhol/ En español
Recomendamos el post- scriptum del artículo de Franklin Gil Hernadez Justicia Sexual en Colombia que trae un análisis sobre la polémica en torno a la ‘ideologia de género’ que tomó el debate nacional y las calles en agosto de 2016 y una compilación de otros artículos sobre el hecho.
Sexualidade e Arte
Dessacralizando o aborto: os pastéis de Paula Rego