O massacre na boate Pulse, em Orlando, Flórida, que ganhou repercussão massiva e global, recolocou em pauta o fenômeno da violência letal contra pessoas LGBT no Brasil. Os assassinatos bárbaros de Edivaldo Oliveira e Jeovan Bandeira, professores gays da rede pública na pequena cidade baiana de Santaluz, na Bahia, mobilizaram protestos e luto. No Rio, o homicídio, também brutal, de Diego Machado no campus da UFRJ captou a atenção da mídia internacional. O SPW elaborou algumas reflexões sobre esses trágicos eventos.
Também destacamos o acirrado debate que se desatou após o anúncio de um evento organizado pela Marcha das Vadias para discutir a questão da prostituição no contexto de mega-eventos. As discussões polarizaram-se em torno do trabalho sexual enquanto profissão legítima ou enquanto forma de exploração do corpo da mulher, com vozes contrárias a prostituição recorrendo a recursos semânticos e ameaças inaceitáveis num debate político. Leia aqui uma compilação de matérias e posts sobre a polêmica.
Destacamos também a renúncia do arcebispo da Paraíba, Aldo Pagotto, aceita pelo Papa Francisco. O clérigo é acusado de proteger membros da Igreja ao coagir adolescentes abusados sexualmente a mudarem seus depoimentos. Em função da notícia de última hora, conseguimos oferecer apenas uma análise que examina os limites da política implantada pelo papa Francisco para lidar com o fenômeno dos abusos de crianças e adolescentes por membros da Igreja Católica.
Por fim, é imperioso dar destaque à criação, no dia 30 de junho, de um mandato específico para orientação sexual e identidade de gênero no Conselho de Direitos Humanos da ONU. Na ausência de análises em português sobre o recente fato, oferecemos análises e posicionamentos em inglês de organizações de direitos humanos.
Atividades SPW
O SPW organiza, em Durban, África do Sul, de 13 a 15 de julho, o Seminário SexPolitics: mapeando as principais tendências e tensões no início do século XXI”, no qual 35 pesquisadores e ativistas de todo o globo irão discutir e analisar os desdobramentos do cenário da política sexual desde 2002, quando o SPW foi criado. Clique aqui para ver a programação.
Recomendamos
Publicações e artigos
Leia na página do CLAM diálogo entre Sonia Corrêa e Sérgio Carrara e As Pedagogias do Estupro, de Washington Castilhos.
Arte e Sexualidade
Mulheres artistas: Berna Reale