Cobertura sobre mulheres e campanhas publicitárias no Brasil
No dia 30 de setembro de 2011, mais uma vez, no Brasil, uma campanha publicitária ganhou repercussão pelo seu conteúdo e teve sua veiculação questionada, com solicitação ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) para que saísse do ar. Desta vez, o processo foi aberto por conta de denúncias recebidas contra a campanha “Hope ensina”, em que a modelo Gisele Bündchen aparece de lingerie e mostra a “melhor maneira” de dar uma má notícia.
Para quem não viu, na peça publicitária, Gisele aparece usando roupas comuns para falar, por exemplo, que bateu o carro e a estratégia é, então, classificada como “errada”. Em seguida, a forma “correta” é apresentada: a modelo repete a notícia, usando apenas lingerie. “Você é brasileira, use seu charme”, conclui a campanha, no ar desde 20 de setembro de 2011.
Segundo informações veiculadas na mídia brasileira, as denúncias recebidas pelo Conar consideraram que a campanha da Hope não tratou com respeito as mulheres. Cerca de 15 denúncias de consumidores/as e também da
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) acusam a campanha de
apresentar a mulher de forma submissa e estereotipada. Como “objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas”, de acordo com a SPM.
Opiniões em apoio às denúncias e à retirada da campanha do ar, bem como tantas outras apontando para um exagero da solicitação ao Conar ganharam espaço em blogs, redes sociais e na grande mídia nacional. O fato é que, mesmo sendo uma campanha questionável do ponto de vista da representação da mulher, para além da intervenção do Estado na solicitação de interrupção na veiculação da campanha, o que deve ser salientado é a importância de um debate público amplo acerca do que motiva a ainda produção de conteúdos com este teor. Este debate precisa ser intensificado, nas diferentes agendas, e, a seguir, apresentamos uma série de matérias e artigos difundidos e que colaboram em termos de reflexões sobre esta situação.
:: Matérias
>> Conar abre processo para avaliar propaganda com Gisele Bündchen (Folha de São Paulo)
>> Conar abre processo para avaliar comercial de lingerie (Agência Patrícia Galvão)
>> Governo pede suspensão de propaganda com Gisele Bündchen após receber reclamações (O Globo)
>> Caso Hope/Gisele Bündchen: “Brasil está perdendo o bom humor”
(Revista Exame)
:: Artigos de opinião e entrevistas
>> Não é só propaganda, por Barbara Castro (Carta Capital)
>> O pior do caso da Gisele Bündchen, por Gilberto Dimenstein (Folha de São Paulo)
>> ‘Fui ridicularizada’ – entrevista com a ministra Iriny Lopes (Carta Capital)
>> Inveja da Gisele? Vergonha de quem se recusa a pensar (Blog Escreva Lola Escreva)
>> É proibido proibir, por Carlas Rodrigues (Site Uol)