Sxpolitics [PTBR]

Diálogo Regional Africano sobre Sexualidade e Geopolítica

 

 

Lagos – Nigéria – Outubro de 2010

jjj

Originalmente planejado para o início de 2010, o Diálogo Regional Africano sobre Sexualidade e Geopolítica foi realizado entre 4 e 6 de outubro de 2010, em Lagos, Nigéria.

O grupo de trabalho regional, formado por Adenike Esiet (Action Health Inc. da Nigéria), Codou Bop (GREFFELS, Senegal), Dorothy Aken’Ova (INCRESE, Nigéria) e Sylvia Tamale (Faculdade de Direito da Universidade de Makerere de Uganda), foi responsável pelo planejamento da agenda de trabalho do encontro. Os temas discutidos durante os três dias de encontro incluíram: estratégias para construir alianças efetivas entre as organizações não governamentais e os estados, assim como estratégias para abordar temas como religião e cultura na sua relação com a abordagem da sexualidade e da política sexual no continente africano; cidadania, identidade, expressão e orientação sexual, identidade de gênero, desejos e prazeres; a sexualidade nos diferentes ciclos da vida, como a adolescência e velhice; e temas de sexualidade relacionados ao HIV/Aids, estupros, a sobrevivência à violência sexual, exposição à profilaxia do HIV, entre outros. Uma das sessões foi dedicada às novas questões relacionadas à sexualidade e HIV, especialmente no continente africano.

A equipe organizadora do Diálogo Africano selecionou participantes de diferentes subregiões da África, que apresentaram experiências e preocupações de grupos distintos: pesquisadoras/es e defensoras/es feministas; defensoras/es dos direitos LGBT e pesquisadoras/es do campo da sexualidade; comunidades comprometidas com a pesquisa, a política e a defesa dos direitos relacionados ao HIV/AIDS.

Os objetivos da reunião, segundo foi definido pelo grupo de trabalho regional, foram os seguintes:

• Aumentar a clareza conceitual sobre os temas relacionados a sexualidade e os vínculos entre a teoria e a prática (criatividade, estratégias, resistência e subversão);
• traçar e analisar a cidadania sexual na África, incluindo o erotismo e o prazer;
• examinar os vínculos entre a governabilidade, o subdesenvolvimento e os directos sexuais e reprodutivos;
• aumentar a visibilidade e o espaço para as vozes das minorias sexuais; e
• divulgar amplamente os resultados do Diálogo tanto na região quanto fora dela.

> Veja fotos do Diálogo Africano

> Confira mais informações sobre o programa final do Diálogo Africano e a lista de participantes (em inglês).

As apresentações realizadas durante o evento, outros textos relacionados e notícias estarão disponíveis no site do SPW em breve.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo