O Observatório de Sexualidade e Política (SPW) está organizando uma série de Diálogos Regionais sobre Sexualidade e Geopolítica que acontecerá na Ásia (Vietnã, abril de 2009), América Latina (Brasil, agosto de 2009) e África (Etiópia, início de 2010). Inspirados pelos estudos que fazem parte do e-book SexPolitics: Reports from the Front Llines, os Diálogos Regionais pretendem expandir o conhecimento e entendimento que emergiram desse esforço prévio de pesquisa e articular mais organicamente as análises globais, bem como os processos de pesquisa e ativismo em nível nacional e regional. Os Diálogos serão um espaço para discutir e pensar de maneira mais complexa e profunda sobre os avanços no horizonte geopolítico e das políticas de sexualidade.
Por exemplo, as posições oficiais contra a homofobia de Brasil e Cuba – ainda que isso contraste com episódios de violência e abuso contra a liberdade e diversidade sexual -, significam uma abertura, um pedacinho de promessa, num cenário global que permanece perigoso para várias pessoas que não se encaixam nas normas sexuais. Por outro lado, tanto o militarismo quanto o extremismo religioso, ao invés de irem diminuindo sua força, estão se proliferando de várias formas diferentes e problemáticas. Seja na Índia, Peru, África do Sul ou nos corredores das Nações Unidas, nossas observações confirmam que o discurso e a experiência sexuais estão engastados em relações de poder e intimamente interligados às desigualdades baseadas em raça, identidade étnica, gênero e classe.
Os Diálogos Regionais sobre Sexualidade e Geopolítica vão mapear e analisar essas complexidades numa atmosfera que representa a diversidade regional e múltiplas perspectivas. Pretendemos que os Diálogos sejam aplicáveis a todas as regiões-alvo e ainda adaptáveis a circunstâncias específicas. Cada Diálogo será composto por reuniões de três ou quatro dias e, baseados na localização e momento de cada uma dessas reuniões, desenvolverá seus próprios temas de interesse, formato e dinâmica.
Todos os encontros serão organizados em torno de um quadro global que abarca duas construções teóricas de sexualidade – política e cultura – e quatro tópicos focais, que incluem processos políticos, economia, religião e ciência. Esse quadro deverá facilitar a escolha de assuntos específicos a serem explorados em cada Diálogo e também permitir comparações e análises inter-regionais.
Os Diálogos Regionais serão abertos aos membros do SPW e convidadas/os. Informações sobre as apresentações e debates, assim como seus resultados estarão disponíveis no site do SPW e também em formato impresso depois de cada uma dessas reuniões.
Para mais informações, escreva para admin@sxpolitics.org .