Por Marina Maria*
Entre 14 e 17 de novembro de 2008, foi realizado o 11º Fórum Internacional AWID, na Cidade do Cabo, África do Sul, com o tema “Direitos das mulheres e desenvolvimento”. O evento, organizado pela Association for Women’s Rights in Development (AWID), reuniu mais de 2 mil pessoas de todos os cantos do mundo em atividades como plenárias, oficinas, apresentações artísticas, marcha, painéis, entre outras. Integrantes do Observatório de Sexualidade e Política (SPW) também estiveram presentes e, a convite da Asian-Pacific Resource & Research Centre for Women (ARROW), algumas tiveram a oportunidade de relançar publicações associadas ao SPW, durante evento de lançamento realizado na noite do primeiro dia do fórum.
A sessão, promovida pelo ARROW, reuniu cerca de 50 pessoas e ocorreu no Fountains Hotel, Suites & Conference Centre. Na ocasião, foram lançados livros do ARROW, como Surfacing: Selected Papers on Religious Fundamentalisms and Their Impact on Women’s Sexual and Reproductive Health and Rights!, e de instituições parceiras, entre os quais Deconstructing Sexuality in the Middle East: Challenges and Discourses, editado e apresentado no evento por Pinar Ilkkaracan, da WWHR – New Ways e também pesquisadora do SPW. Gloria Careaga, do comitê coordenador do SPW e recém nomeada secretária geral da International Lesbian and Gay Association (ILGA), apresentou aos/às participantes o livro Sexuality, Health and Human Rights, publicado no final de 2008 pela Editora Routledge e de autoria dos/as também integrantes do conselho coordenador Sonia Corrêa, Rosalind Petchesky e Richard Parker. Esta publicação apresenta uma análise crítica sobre as mudanças ocorridas neste início do século XXI nos campos social, cultural, político e econômico que tiveram impacto na sexualidade, saúde e direitos humanos.
Em seguida, Wanda Nowicka, do conselho consultivo do SPW e co-fundadora da Polish Federation for Woman and Family Planning (FEDERA), apresentou o e-book SexPolitics: Reports from the Front Lines, lançado no final de 2007 pelo SPW e agora disponível também em espanhol. Esta publicação é o resultado de um projeto iniciado pelo SPW em 2004, que consiste em uma pesquisa desenvolvida para examinar alguns aspectos relativos à dinâmica política de sexualidade nos dias atuais em alguns países. Wanda é autora da análise referente à Polônia.
Foram distribuídos exemplares do CD do e-book SexPolitics durante o lançamento e em outras atividades do Fórum AWID e, além de Wanda, Gloria e Pinar, Codou Bop, do conselho consultivo do SPW e coordenadora do GREFELS (International Network on Women Living under Muslim Laws), e Marina Maria, assistente de comunicação e projetos do secretariado brasileiro do SPW, participaram desta edição do Fórum Internacional AWID.
*Marina Maria é jornalista e assistente de projetos do Secretariado do Observatório de Sexualidade e Política
:: Publicado em 23/01/2009 ::